Maria Barreto – Gestão do Clima Organizacional
Maria Barreto
Gerente de RH
Visteon | SIDIA | DDWilliamson
Gestão do Clima Organizacional
Identificar os problemas que afetam as relações de trabalho, ou que prejudicam a produtividade e motivação dos trabalhadores é primordial para o bom andamento das atividades de uma organização e a gestão do clima organizacional é o gerenciamento das impressões gerais ou percepções dos empregados em relação ao seu ambiente de trabalho.
O diagnóstico da pesquisa de clima organizacional é uma poderosa ferramenta gerencial, capaz de mensurar os impactos das cultura e das políticas de RH nas relações de trabalho.
Posso afirmar pela minha experiência como RH que o resultado é alcançado muito mais rápido com colaboradores motivados.
Ao meu ver, no processo evolutivo das organizações, duas questões se destacam: a comunicação interna bem estabelecida e objetiva utilizada como instrumento gerencial e a dinâmica relacional pessoas x processos que aparece com o envolvimento individual em procedimentos de melhorias e geração da cultura institucional, ou seja, pessoas engajadas, buscando sentido em suas relações com o trabalho que executam, valorizando os canais de comunicação e o tratamento ético das informações num ambiente cultural com sinergia.
Nas empresas onde trabalhei a comunicação teve um impacto inicial muito grande neste processo de mudança, colaborador informado é participativo é mais engajado, consequentemente traz mais resultados, desenvolve e fica mais tempo nas organizações, é bom para ambos os lados.
Acredito que a promoção da sinergia é importante para a melhoria dos processos de produção. O desenvolvimento está diretamente ligado ao grau de compreensão quanto a relevância e importância do papel de cada um nos processos operacionais. A educação continuada e o envolvimento das pessoas nas decisões e estratégias de acordo com o nível de competência exercidos permite ouvir e considerar intervenções, compartilhar decisões e responsabilidades e isso acaba gerando grandes resultados para as organizações e às pessoas um sentimento de fazer parte do negócio.
O mercado hoje é competitivo e as empresas inteligentes fidelizam seus colaboradores, um ambiente corporativamente saudável é fator contribuinte para desenvolver e alcançar os resultados com qualidade e de forma mais rápida.
É a partir da conquista de um clima organizacional positivo, que a empresa estabelece a base fundamental para empreender um caminho de crescimento sustentado, que possa habilitá-la a enfrentar os desafios que se colocam no dia a dia empresarial.
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17/04/2020