Planejamento de carreira para 2023
O final do ano é sempre um bom momento para planejamento do próximo ano. Parece clichê, mas de fato é algo bem interessante, senão muito importante a ser feito.
Falando de carreira, geralmente as coisas vão acontecendo e quando você se dá conta, você caminhou para uma direção meio que sem querer, o que às vezes é muito bom e positivo, mas outras vezes, você reflete sobre o que poderia ter feito para que seu caminho tivesse sido diferente.
Por isso, é tão interessante você fazer o gerenciamento da sua carreira. Para tal, a primeira coisa a ser feita (e precisa ser feita o quanto antes) é o planejamento. Por vezes, o planejamento precisa ser iniciado anos antes. Carreira é planejamento, é preparo. Quanto antes você começar a se planejar, maior será a probabilidade de dar certo.
Existem hoje profissionais, Coachs de Carreira, que como eu, auxiliam particularmente nesse planejamento. Mas, você também consegue dar andamento sozinho nisso e coloco aqui algumas dicas para tal. Vamos iniciar agora?
- Prepare o ambiente
Organize para que seja um momento agradável, um dia que você esteja de bom humor. Tire um tempo a sós (ou se casado, é interessante que o cônjuge compartilhe dessas decisões), escolha um local adequado e tranquilo. Tenha em mãos bastante papel e caneta, ou computador/tablet. Se possível, tenha disponível uma manhã inteira ou uma tarde inteira. Não é interessante estar com crianças nesse momento.
- Passo-a-passo do planejamento
1 Qual é o seu objetivo?
Para iniciar um planejamento, você precisa saber onde quer chegar. Qual é o seu objetivo daqui 5 anos, 10 anos, 20 anos e para sua aposentadoria? Coloque isso bem claro no papel, pois a partir daí você poderá escrever os caminhos que precisará trilhar.
Lembre-se que será investido tempo, dinheiro e energia. Tempo, energia e dinheiro é sua vida.
Dessa forma, pense bem no seu objetivo, quais serão os pontos positivos e também do que você terá que abrir mão para chegar nele e se isso será viável para você.
Qualquer carreira terá a parte brilhante e que todos querem, mas também terá os pontos difíceis e que precisará muito esforço para ter sucesso. Pense se você também está disposto a parte não tão boa da carreira escolhida.
2 O que faço para chegar ao meu objetivo?
De acordo com o seu objetivo, você terá algumas necessidades. Se você escolher uma carreira onde será necessário falar um idioma fluentemente, você precisará iniciar um curso de idiomas e se dedicar a isso. Ponto de atenção: uma coisa é se matricular no curso, outra coisa é se dedicar a fim de ter sucesso total no investimento.
Pontue todas as necessidades para ter sucesso em sua carreira. O interessante é que você veja o mínimo para poder seguir tal carreira – este é o mínimo que você precisará fazer.
Após isso, verifique o que têm as pessoas de mais sucesso nessa carreira – geralmente essas são os diferenciais. É nesse ponto que você realmente será um sucesso ou não.
As pessoas que ficam somente com o básico, terão o básico, iniciarão e continuarão na mediocridade (que não é ruim, mas é igual a todos). As pessoas que correm atrás do diferencial, serão diferenciais em sua carreira e terão consequências positivas diferenciadas dos demais. É nesse ponto que você deve querer chegar!
Ou seja, há dedicação de tempo, de energia e de dinheiro para isso – dedicação de vida, portanto, o planejamento é fundamental para que você não perca parte de sua vida se dedicando a algo que você pode desistir mais na frente.
Alguns pontos a serem pensados aqui: formação acadêmica, idiomas, experiências em empresas de segmento/culturas específicas, habilidades comportamentais e competências a serem adquiridas, hábitos a serem formados, identidade visual a ser formada.
3 Defina tempo
Não sabemos nem o que irá acontecer no dia de amanhã, porém o que couber a nós, precisamos fazer um planejamento. E todo planejamento precisa ter início, meio e fim. O fim é chegar na meta programada, ou seja, sucesso.
O tempo precisa ser definido de forma sensata e tangível. Coloque algo que será possível realizar. Não coloque tempo de menos, de forma que você não consiga fazer o necessário para finalizar bem. Não coloque tempo de mais, de forma que você tenha tempo para sair do seu foco. Seja realista nesse sentido.
4 Inicie
Vejo muitas pessoas que tem planos, e excelentes planos montados, porém não executam. De nada adianta você ter um belíssimo planejamento, mas não fazer acontecer.
Monte uma rotina: marque uma data de início e mãos a obra. A partir desse dia, faça os cursos, atividades, trabalhe, faça o necessário para que o planejado aconteça.
Fora o que você já colocou no papel que precisaria fazer, comece a acordar cedo todos os dias, independente de ter compromisso ou não cedo da manhã. Tenha uma atividade extra, fora do seu planejamento (um exercício físico rotineiro é excelente ideia, ler um livro por mês também). Tente juntar o útil ao agradável. Se for viajar, tente mesclar com algo de interesse profissional também, você poderá se divertir e ainda aproveitará para o gerenciamento de sua carreira.
5 Monitore-se
Você é dono do seu planejamento e precisa de disciplina para que ele seja concluído com sucesso, ainda mais se este for um planejamento que leve alguns anos. A cada ano monitore o que foi o estipulado e qual foi o alcançado. Se precisar, dê uma corridinha a mais em algum momento para que você alcance o tempo que foi determinado.
Acima de tudo, tenha equilíbrio. É muito importante chegar lá, mas aproveite também os momentos que estão sendo vividos até se chegar ao resultado final – afinal de contas, essa é a sua vida (tempo, energia e dinheiro)!
Bom planejamento e ótima semana!
Fiquem com Deus!