10 DICAS PARA O NATAL
Nessa época do ano começam as trocas de presentes. Amigo oculto, festa da empresa, comemorações familiares… São tantos presentes que o melhor mesmo para não ficar estressado é seguir essas dicas que eu uso e dão muito certo:
1)Faça uma lista: Sair sem uma lista é como correr em círculos. Você vai chegar em casa com aquele cansaço e terá esquecido de alguém. Portanto, opte por uma lista básica e uma mais completa, caso seu dinheiro dê para isso.
2)Antecipe-se: Confesso que em novembro 90% dos presentes de Natal que vou dar já estão comprados. Isso significa planejamento, evita gastos num período de muitas despesas e ajuda a ter paz. Portanto, corra se ainda não fez suas compras, mas jamais deixe para a última semana.
3)A festa não é sua: Lembre-se que o aniversariante não é você, muito menos o amigo. Portanto, não se preocupe em dar presentes caros. A intenção do ritual de presentear os outros no Natal e para lembrá-los de que são importantes. Porém, não se endivide, muito menos gaste o 13º salário com isso.
4)Colaboradores são importantes: Afinal, eles são parte de todo o resultado alcançado no final do ano, com um trabalho durante todo o ano. Portanto, presenteie-os! E pode fazer uma surpresa para um colaborador que tem feito a diferença. Faça por reconhecimento e valorização, não por obrigação.
5)Presente não é à quilo: Nada agradável receber presente em série. Parece preguiça do presenteador. Tudo bem que é mais fácil chegar numa loja e pedir uns 10 itens iguais, mas isso soa muito impessoal. A única exceção seria para pessoas do mesmo grupo (como colaboradores, por exemplo). Já filhos, familiares e amigos próximos devem ter presentes escolhidos sob medida e ao gosto de cada um.
6)Utilidade acima de tudo: Bom mesmo é dar presente que será usado, portanto, evite itens decorativos porque dependem do gosto de cada pessoa. Kits de beleza e higiene pessoal, maquiagem, acessórios (no estilo da pessoa e não no seu), peças ligadas ao hobby do sujeito são ideias de presentes que costumam agradar e serem úteis.
7)Caixinha 2: Os envelopes já começaram a chegar à sua casa? Até o porteiro do seu prédio já instalou a famosa caixinha? Profissionais cujo salário é você quem paga não precisam. Para o porteiro, o vigia, o entregador, o lixeiro, a manicure e o varredor, caso queira dar, escolha um presente para a ceia, por exemplo. Algo mais simbólico, afinal isso é Natal e não Receita Federal.
8)Natal de verdade: Se você que sentir a bondade e generosidade que afloram nessa época do ano, pegue nos Correios ou instituições filantrópicas as cartinhas de quem ainda acredita em Papai Noel ou pelo menos gostaria que ele existisse. Escolha as de lugares mais carentes que sonham com um milagre de Natal e sinta o prazer de ser um anjo de carne e osso. Vai ser um dos melhores momentos do seu Natal. Eu garanto.
9)Lembre-se da essência: Muito, mas muito mais do que o presente, o que realmente importa nessa época do ano é lembrar a verdadeira razão da data. Celebrar o nascimento de Cristo. Alguns estudiosos até dizem que provavelmente ele não nasceu no dia 25 de dezembro. Isso não importa. A celebração, sim. Por isso, festeje, comemore, mas não deixe o aniversariante de fora.
10)Programação para fechar o ano com chave de ouro: Aqui em Manaus, temos uma programação no final do ano que eu particularmente gosto demais. Se chama Um Sonho de Natal, e acontece todos os anos, no auditório da Nova Igreja Batista. Então, fica a dica de um bom programa para sua família no final de ano. Esse ano, o “Sonho” já começou. O convite está feito para este evento gratuito: todos os dias, até o dia 25 (exceto dia 24), sendo de segunda a sexta às 20h, aos sábados são duas apresentações: 17h e 20h, e aos domingos são três apresentações: 15h, 17h30 e 20h.
Boas Festas e um Feliz Natal!
Fiquem todos com Deus!