Reflexões para começar 2023 diferente (para melhor)
Todo final de ano nos “comprometemos”… fazemos uma lista de planos, objetivos e metas. Mas, a empolgação com essa lista, geralmente, não dura nem até o fim de janeiro. Infelizmente, esse é o quadro que se repete a cada ano.
E, hoje, eu venho na tentativa de fazer com que 2023 seja diferente, para melhor! E você já tem em mãos tudo o que precisa para que isso aconteça. Use suas ferramentas a seu favor e faça acontecer:
- Não desperdice seu talento
O que você faz de melhor? O que você faz com paixão? O que te gera alegria e prazer ao fazer? Respondendo a essas perguntas, você provavelmente verá o seu talento. Invista nele! Já é bom? Fique melhor ainda! Não há esforço que não supere um bom talento. Então, se você já tem o talento, agregue o esforço e seja o melhor na sua área. Lembre-se sempre que são os detalhes que farão você se diferenciar – e ser melhor visto pelas empresas, ganhar mais e ser mais bem cotado no mercado de trabalho.
- E se eu não sou tão bom, assim?
Eu sei a dificuldade que o ser humano tem em assumir os seus pontos de melhoria. Mas, sejamos claros: só há melhoria após reconhecimento, consciência clara do que sou e como estou. Seja franco consigo mesmo e reflita: em que eu preciso melhorar, ou em quê eu não sou bom e preciso mudar? Esse pode ser o ponto que falta para que você seja o profissional de 2023 na sua empresa.
- Abuse da disciplina
Assumamos o nosso papel de adultos, senhores. As crianças, em geral, fazem o que gostam e querem. Elas não pensam nas consequências e deixam a vida levar, até que algum adulto venha e oriente-as. O adulto que tem responsabilidade, consciência e bom senso, faz o que precisa ser feito e não o que quer ou o que somente gosta.
Na vida, será necessário fazer muitas coisas que não gostamos. Eu chamo isso de “a vida como ela é”.
“Ah, Paula, mas eu não gosto de inglês. Eu já sou muito bom na minha área, sou melhor do que muita gente que fala inglês. E outra, as pessoas nem falam tanto inglês assim nas empresas.” O fato é: o que sabe menos tecnicamente, porém, melhor no inglês, terá mais chances que você em multinacionais que pagam mais e a carreira poderá deslanchar mais rápido. Lide com isso.
Quer crescer na carreira, se destacar, ganhar mais? Aprenda inglês mesmo sem gostar, faça a sua parte e depois de um tempo, você vai gostar (vai por mim).
Disciplina produz constância, constância muda hábitos e os hábitos geram os resultados que traçamos.
- Previna-se contra as armadilhas
“Eu mereço, só hoje!” – mereço não estudar como me comprometi, mereço pedir uma barca bem cara de sushi quando meu salário sai, mereço sair com os amigos ao invés de finalizar o projeto que preciso entregar amanhã.
Cada um sabe quais são as armadilhas ou sabotadores que lhe atraem, sabem seu ponto fraco. Previna-se e não caia nelas. Dê um prêmio a você mesmo por não ter caído, algo que tenha a ver com o seu objetivo. Se meu objetivo é não falhar em 3 dias de exercício por semana, e nesse mês eu não falhei nenhuma vez, posso me dar um par de meias novas, uma camisa nova, algo que contribua para o meu resultado esperado. Ou seja, nesse exemplo, você não se dará um dia de folga ou um rodízio de pizza.
- Tempo
A Bíblia é clara e não falha quando fala que há tempo para todas as coisas debaixo dos céus. Vamos deixar claro que disciplina não significa pensar e fazer somente aquilo. A vida é um equilíbrio, e a inteligência é um presente de Deus, para usarmos e levarmos a vida com discernimento.
Organize seu tempo, faça a gestão dele, de forma que, tenha disciplina com seus objetivos, tenha tempo para si, para as pessoas que você ama e para Deus.
Boas festas!
Fiquem todos com Deus!