Carlos Fonseca – Alta performance = Planejamento + Execução + Foco
Carlos Fonseca
Planning & Controlling Manager | Controller
SIDIA | SONY Brasil
Observando atitudes comuns aos líderes de alto desempenho, e consequentemente a Cultura Organizacional de empresas vencedoras, notamos fortemente presente o hábito da execução com foco e planejamento. Tal virtude requer esforço e dedicação contínua.
Os imprevistos e demandas que enfrentamos, diariamente, em nossa vida profissional, muitas vezes, sem perceber, ocupam nosso valioso tempo, desviam o foco da gestão dos Objetivos Estratégicos da Organização e impedem-nos de alcançar os resultados esperados.
A dinâmica social na Era da Conectividade e dos dispositivos móveis em que estamos inseridos, impõe-nos ainda um desafio extra de estarmos constantemente atentos às questões cruciais, em meio a um oceano de informações e interrupções que nos alcançam a todo o tempo.
Daniel Goleman (PhD) descreve, em seu livro “Foco”, os benefícios do exercício da concentração, por longos períodos, no alcance de resultados e, consequentemente, na alta performance. Isso requer disciplina, técnica e força do hábito.
Uma atitude simples, porém, altamente eficaz, é estabelecer, no início do dia, um compromisso claro sobre o que precisa ser realizado até o fim do dia. Existem inúmeras ferramentas digitais disponíveis para esse fim e penso que cada um deve escolher aquela que lhe for mais conveniente e amigável. Até mesmo uma simples folha de papel ou agenda pode servir a este propósito.
Sendo assim, como organizar as horas do dia equilibrando compromissos imediatos e de médio/longo prazo? Para quem está em busca de uma solução, recomendo a seguinte técnica:
Passo I: revisitar os Objetivos Estratégicos, Planos de Ação e os respectivos status.
Passo II: estabelecer as metas (ou deliverables) do dia, dividindo-as em 03 blocos:
1. Estratégico: atividades-chaves que possuem relação direta com os Planos de Ação & Objetivos Organizacionais. Devido a sua maior relevância, devem ser priorizadas e, de preferência, ocupar as primeiras horas do dia que, em geral, são as mais produtivas.
Sugestão: bloqueie a agenda no intervalo de tempo planejado para a execução dessas ações e evite, ao máximo, interrupções;
2. Operacional: atividades de rotina que requerem interação da liderança para manter a empresa em operação. Ex: aprovação de documentos diversos, workflows, leitura/resposta de e-mails, aprovação de transações bancárias, reuniões diversas, atendimento a visitantes, entrevistas, negociações, resolução de problemas e conflitos etc.
Importante: delegar, desburocratizar e simplificar os processos internos da empresa, dosando o volume dessas atividades ao saldo de tempo que será dedicado à sua execução, de forma a interferirem o mínimo na execução das atividades do bloco Estratégico (i).
3. Pessoal: tarefas não relacionadas ao trabalho, porém inevitáveis ao equilíbrio da vida particular e saúde. ]
Ex: consultas médicas, exames, vacinas, renovação de documentos, reuniões em escolas, operações bancárias, suporte a familiares etc.
Passo III: estabelecido o compromisso do dia, dividindo as tarefas nos 03 blocos acima, é hora de partir para sua execução de forma implacável.
Reúna seus liderados e assegure-se de comunicar as prioridades que necessitam de sua interação. Se necessário, realize Daily Scrum Meetings de 15min como ferramenta de aquecimento matinal (warmup).
Para as ações que demandam esforços de outras áreas na empresa, negocie com habilidade a priorização com os respectivos gestores e pares.
IMPORTANTE: assumir o compromisso de cumprir, diariamente, o plano estabelecido, evitando-se transferir tarefas para o dia seguinte (efeito snowball). No início parecerá difícil e cansativo (tal como a sensação de fadiga ao iniciar corridas em uma esteira ergométrica), porém, com a prática diária, a dosagem de tarefas e o ritmo de trabalho vão se ajustando e, em algumas semanas, você se perceberá um gestor mais produtivo e eficaz, de elevada autoestima, alcançando melhores resultados, e gerando energia motriz às equipes e, consequentemente, transformado a Cultura da Organização pela força do hábito.
Espero que o roteiro seja útil ao leitor que esteja em busca de alcançar alta performance. Fica aqui a dica de experimentar a técnica também para seus Objetivos de Vida e Planejamento Pessoal. Lembre-se de que para “quem não sabe aonde vai, qualquer caminho serve”. O tempo é impiedoso com os que postergam a busca e realização de seus sonhos.
Em direção ao sucesso já!!
“The ability to concentrate and to use your time well is everything if you want to succeed in business–or almost anywhere else for that matter.” – Lee Iacocca.
Veja também!
17/04/2020