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Délia Peixoto – Action Learning Coaching

Délia Peixoto

Executiva de RH | Master Coach | Facilitadora de Treinamentos

Inventus Power | SC Johnson | Technicolor | Nokia | Elcoteq

Publicado em: 10/12/18

ACTION LEARNING COACHING – UMA METODOLOGIA INOVADORA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS REAIS, URGENTES & IMPORTANTES

O termo VUCA tem sido utilizado para indicar as características da maneira como o mundo tem se comportado atualmente. Cada uma destas letras, indica uma qualidade do momento atual que representa um desafio para a maneira como empresas e profissionais estão habituados a gerir seu dia-a-dia e resultados. Para ficar mais claro, temos: V – Volátil – representando a ausência de concretude nas decisões, conhecimentos e situações vivenciadas (tudo acaba muito facilmente escapando pelas mãos, muito rapidamente), U – Incerto (do inglês “uncertainty”) – não existem mais certezas, as decisões mudam, as variáveis mudam numa velocidade que demanda muita flexibilidade e habilidade de administrar riscos e surpresas, C – Complexo – no mundo atual nada é simples, de forma que precisamos estar preparados para administrar situações complexas, com múltiplas variáveis e questões nunca antes vistas e A – Ambíguo – cada vez menos existem situações em que há apenas o “sim” ou o “não”, de forma que tomar decisões apesar da ausência de caminhos com garantia de sucesso passa a ser uma rotina e um diferencial.

Nesse contexto, é natural que surjam muitos problemas e/ou dilemas e qualquer metodologia que possa promover a abertura do diálogo para administrar tais aspectos de maneira madura e considerando da melhor forma possível a sabedoria que pode ser encontrada no diálogo entre pessoas diversas é de grande valia. Além disso, desenvolver constantes e novas habilidades de liderança e comunicação, são parte fundamental para quem desejar ser bem-sucedido no mundo. Foi na busca de uma ferramenta com esta característica que descobri o Action Learning Coaching, ou em português, Coaching do Processo de Aprendizagem em Ação.

O Action Learning Coaching é uma metodologia de origem americana que propõe a solução de problemas reais, urgentes e importantes em grupo, a partir da elaboração de perguntas. Além disso, também proporciona o desenvolvimento de habilidades de liderança e comunicação no desenvolvimento da sessão. Cada sessão de Action Learning acontece a partir de seis componentes:

  1. Problema – a sessão é desenvolvida para a busca de possíveis soluções para um problema real, importante e urgente do time participante;
  2. Grupo – a sessão deve acontecer com no mínimo 4 e no máximo 8 participantes e mais o Coach. Caso o grupo de participantes seja maior que este número, as pessoas além do número máximo podem ser convidadas a atuarem como observadoras do processo;
  3. Pergunta – como uma das regras básicas da sessão, afirmações somente podem ser feitas como resposta a perguntas. As perguntas são o elemento de movimentação do tema trazido de forma que o grupo é convidado a refletir sobre diferentes aspectos do problema a partir dessas perguntas;
  4. Ação – A dinamicidade da sessão, convida os participantes não apenas a refletirem e pensarem sobre o problema a partir das perguntas, mas também os convida à definição de ações que viabilizem a movimentação do problema em direção à sua solução;
  5. Aprendizagem – Na sessão, todos os participantes são convidados a escolherem uma habilidade de liderança e/ou comunicação para praticarem, proporcionando aumento do nível de autoconsciência sobre os comportamentos apresentados. A lista de habilidades a serem escolhidas pode ser proposta pelo coach como referência, ou indicada pela empresa e/ou participantes
  6. Coach – A sessão é conduzida por um profissional que segue um script definido para cada tipo de sessão, e que também deve garantir a dinamicidade do processo e o estímulo às oportunidades de aprendizagem apresentadas. Esse profissional, não se envolve na solução do problema, mas atua como guardião do processo, de forma a aumentar as chances de que os participantes aproveitem ao máximo o diálogo, o encontro e a metodologia.

 

Cada sessão de Action Learning é dividida em 5 etapas: momento de apresentação do problema, momento de entendimento do problema, etapa de busca de consenso sobre o problema, etapa de busca de solução sobre o problema e a última etapa de reflexão e verificação da prática de habilidades de liderança e/ou comunicação definidas no início da sessão.

Interessante destacar, que esta metodologia pode ser utilizada para tratativa de qualquer problema, desde que este atenda às características de ser real, urgente e importante para quem o traz (ou para a organização que será representada pelo grupo) e que esteja dentro da alçada do grupo executar ações que “movimentem” de alguma maneira o problema apresentado. (O grupo não poderá se propor a solucionar um problema que não esteja dentro de seu círculo de atuação ou controle – “Alto índice de corrupção no País”, por exemplo). Também existe um roteiro de sessão para múltiplos problemas trazidos em um mesmo momento por pessoas diferentes. Pode ser realizada uma sessão pontual ou um processo de coaching com maior número de sessões.

Resumidamente, a metodologia de Action Learning Coaching pode ser utilizada para que sejam atendidos os seguintes objetivos: 1. Promover a busca de alternativas de solução para problemas reais, urgentes e importantes; 2. Favorecer a reflexão criativa sobre problemas apresentados; 3. Oportunizar novos pontos de vista sobre questões aparentemente conhecidas; 4. Aumentar o nível de consciência sobre a prática de habilidades em grupo; e 5. Favorecer o diálogo produtivo na busca de soluções de problemas.

Sua aplicação pretende alcançar os seguintes resultados, junto ao grupo de participantes: 1. Vivência e promoção de empatia em participantes do grupo; 2. Melhoria da qualidade de escuta e diálogo em grupos de trabalho; 3. Aumento da capacidade perceptiva sobre problemas aparentemente óbvios; 4. Promoção de ações que oportunizam soluções inovadoras; 5. Compartilhamento de decisões e aumento do nível de participação em grupos de trabalho; e 6. Aumento do nível de autoconhecimento.

Por fim, gostaria de indicar que por mais que você ainda não tenha tido a oportunidade de participar de uma sessão de Action Learning, alguns aprendizados da metodologia podem ser aplicados, se fizer sentido para você, em qualquer ambiente em que conviva:

  1. Ao se propor falar com alguém experimente ouvir o que o outro tem a dizer, para poder pensar a respeito antes de se manifestar. E, ao se manifestar, respeite o que foi dito considerando o que foi dito;
  2. Quando for consultado para expressar sua opinião a respeito de algum problema/ dilema, busque elaborar perguntas para favorecer um melhor entendimento e aprofundamento do tema apresentado antes de apresentar soluções. Muitas vezes, quando somos procurados por alguém que deseja compartilhar algo esta pessoa está, mesmo que não tenha consciência disso, precisando pensar um pouco mais a respeito para tomar as próprias decisões e suas perguntas podem vir a contribuir bem mais que suas soluções/ afirmações.
  3. Busque aprofundar o entendimento acerca do que for apresentado, mesmo que pareça que já entendeu tudo e já pode se manifestar. Isso pode ajudar a ser mais assertivo no momento de se posicionar, compreendendo exatamente qual a demanda trazida e incluindo quem lhe pede algum tipo de apoio no que você decidir indicar.
  4. Confirme o seu entendimento a respeito da mensagem/ problema transmitido. Muitas vezes, achamos que já entendemos algo, mas estamos completando a história contada com informações que não foram compartilhadas e começamos a imaginar partes da história que nos levam a conclusões e decisões equivocadas. É sempre bom confirmar se você entendeu exatamente o que é necessário para poder se manifestar. Não tema parecer tolo com suas perguntas ou validação de informações: se há perguntas sem respostas, faça-as.
  5. Esteja sempre aberto para ouvir sugestões e soluções. Mesmo que aparentemente a pessoa que lhe apresenta a sugestão não tenha o conhecimento que você pense ser importante para argumentar sobre algo, uma pergunta ou sugestão ingênua, pode fornecer perspectivas diferenciadas sobre questões que alguém com muita profundidade técnica pode nem se permitir realizar.
  6. Quando definir ações, comece a fazer algo. A procrastinação é inimiga do bom resultado e da responsabilidade pessoal de forma que ao se propor fazer algo, reduza qualquer tendência natural a dar justificativas para continuar como está e faça algo. Muito raramente as coisas se resolvem sem que qualquer ação seja executada, mais ainda ao se tratar de um problema que vem se mantendo “ativo” por um determinado período.
  7. Esteja sempre aberto ao aprendizado. Considere que toda situação que você vivenciar é uma oportunidade para tal. Experimente trazer para sua prática diária as perguntas: O que fiz bem? (e se for em time: o que fizemos bem?) O que poderia fazer melhor? (em time: o que podemos fazer melhor?) Qual o aprendizado que essa experiência traz? Quando estamos atentos aos aprendizados vivenciados, passamos a atuar com maior nível de consciência e responsabilidade.

 

Desde que conheci o Action Learning Coaching, já pude participar e conduzir sessões com as mais diversas problemáticas, desde problemas apresentados por Stakeholders que nomeavam um grupo para atuar sobre o mesmo, problemas de ordem pessoal, desde dívidas a relacionamentos interpessoais, problemas de atraso de projetos e pouca comunicação em equipes, dentre outros. Em todas as experiências, observei o grupo evoluindo em um processo de diálogo e escuta que segundo os próprios participantes, não costumava acontecer com naturalidade. A “simples” regra de somente afirmar se tiver sido perguntado e precisar formular perguntas a qualquer membro do grupo, proporciona foco, fornece novas perspectivas sobre a questão apresentada e impulsiona o encontro genuíno entre os participantes, já que por mais que o problema seja de apenas um indivíduo, nessa metodologia, o problema passa a ser vivenciado como um problema do grupo e todos convergem para buscar entender e posteriormente contribuir com possíveis soluções para o mesmo.

Desejo que sejamos cada vez mais capazes de elaborar boas perguntas e de estarmos abertos ao aprendizado constante independentemente de nossa idade, experiência, nível hierárquico e área de atuação. Isso sim fará diferença no Mundo.

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