Como encontrar alegria em trabalhar?
Antes, cada um tinha uma mesa e o dress code era taxado, por exemplo, para homens, com terno e gravata, ou pelo menos, camisas de botão e mangas compridas. Cada um tinha a sua sala, e, pasmem, tinha até a mesa que ficava um degrau acima das demais (a mesa do chefe).
Os escritórios e empresas passaram a ficar cada vez mais informais, a medida que as gravatas foram cada vez menos exigidas pelas empresas e foi dado permissão aos colaboradores para darem um toque pessoal no seu local de trabalho. O layout também foi modificado, a ausência de corredores e espaços definidos mostrava o interesse das empresas em promover uma estrutura mais flexível e amigável, e menos preocupada em impor camadas de gestão.
Mais adiante um pouco, já tivemos outra evolução, as possibilidades de modelos de trabalho híbrido ou remoto e, mesmo com essas mudanças, visando instigar uma melhoria e aumento de produtividade, ainda assim temos algumas quedas de produtividade.
Pense na última vez que conseguiu progredir em algum projeto. Você consegue pensar em maneiras de replicar as mesmas condições para a próxima tarefa?
A verdade é que, mesmo que modelos e processos sejam revistos e melhorados, o que faz tudo acontecer são as pessoas. E isso é uma excelente notícia! Mas, como manter o capital humano motivado para produzir bem e estar feliz? A resposta não está em livros e gurus, mas em você. O que mantém VOCÊ motivado para produzir bem e estar feliz? Muitas vezes procuramos a empresa ou o líder que vai nos fazer feliz… mas não é dessa forma que você encontrará alegria em trabalhar.
Se parte do segredo de ser mais feliz e satisfeito no trabalho envolve sentir que você está progredindo em um projeto importante, talvez ter o início da sua manhã em modo privado, seja uma boa ideia para você.
E como isso funciona exatamente?
Antes de tudo, planeje-se e programe-se para que aconteça.
O que faz bem para você? Estou falando de atividades como tomar café olhando a vista, fazer café para a família, tomar café com seu cônjuge e ter um tempo de qualidade com ele, ler um livro, ler a Bíblia, caminhar ou se exercitar, orar, desenhar, pintar, e quem sabe até fazer o combo completo.
Você já deve estar pensando: nossa, como eu vou conseguir fazer tudo isso? Sim, é possível. Vai depender do primeiro passo: planejar e programar.
A partir daí, decida quais atividades você pretende fazer nesse momento e quanto tempo elas levarão. E então, você saberá qual horário precisa acordar e, consequentemente, qual horário você precisa ir se deitar.
Esses períodos não precisam ser necessariamente prolongados. Os benefícios podem resultar de breves períodos. Mas é importante saber que, quando estiver no seu modo privado, evite quaisquer distrações ou interrupções. Isso inclui silenciar o celular (que tal deixar ele longe?) e fechar o e-mail.
Inclusive, sugeri pela manhã, pois para a maioria das pessoas funcionar melhor, mas, pode ser que no seu caso, seja mais interessante reservar um tempo pela noite. E, se você achar que essa nova abordagem não está dando certo, experimente diferentes horários e dias da semana.
Vamos tentar? Quem sabe você conseguirá ser mais produtivo trabalhando menos. A maioria das vezes, são pequenos detalhes e cuidar um pouquinho de nós mesmos para fazer uma grandiosa diferença nos resultados.
Boa semana!
Fiquem com Deus!