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Como extrair tudo o que se pode de um feedback

 

Aqui na Paula Pedrosa Headhunter, estamos na temporada de feedbacks individuais, estruturados e construtivos. Temos o hábito de, semestralmente, ter esse momento com nossos colaboradores, pois entendemos que um dos nossos propósitos é fazermos parte do desenvolvimento e crescimento da carreira deles.

E, falando sobre feedback, eu geralmente ouço de profissionais e executivos a falta desse feedback periódico e estruturado e, muitos inclusive, me trazem que foram desligados da empresa com uma justificativa, porém nunca foi dado um feedback sobre essa tal justificativa durante a sua atuação na empresa. Ou seja, talvez se alguém tivesse falado algo sobre isso, o profissional teria trabalhado em cima desse ponto, revertido a situação e todos estariam felizes trabalhando juntos e trazendo os devidos resultados para a empresa.

O fato é que fazemos algumas coisas, por muitas vezes, sem nos perceber. É muito fácil percebermos algo no nosso colega de trabalho, no nosso subordinado ou no nosso líder, mas, o autoconhecimento e autopercepção, geralmente é mais difícil. Então, muito ajuda um líder trazer esses pontos, de forma transparente e visando o crescimento. Já ouvi também diversos relatos de profissionais que mudaram positivamente o rumo de suas carreiras, devido um feedback de um gestor, que são gratos inclusive por toda a vida (mas, naquele momento doeu ouvir algumas verdades).

Quem está dando o feedback, precisa ser treinado para isso também. A forma de colocar o conteúdo é extremamente importante e o objetivo, principalmente. O objetivo não é jogar situações e lavar a roupa suja. O objetivo é o desenvolvimento e crescimento do profissional, feito por alguém que quer o seu sucesso. Mas, esse pode ser um tema para outro artigo. Nosso ponto aqui é focar no quão aberto e receptivo você é em receber feedbacks.

Como disse acima, muito ouço “ah, se alguém tivesse me falado isso”, “ah, se meu líder me desse feedbacks”, mas, sinceramente falando, se você tivesse um feedback (principalmente, se tratando dos pontos de melhoria) você realmente seria receptivo ou reativo?

Receber os pontos positivos é sempre mais fácil e superimportante, porque precisamos saber no que somos bons, para continuarmos sendo bons e até melhorarmos nisso (sim, até nos pontos positivos podemos melhorar sempre). Mas, concordam comigo que são nos pontos de melhoria que estão suas maiores oportunidades de crescimento?

Falando sobre mim mesmo, quando recebo feedbacks, eu atento e gosto muito mais dos pontos de melhoria colocados, do que os positivos. Geralmente, sabemos no que somos bons, mas, às vezes é preciso ouvir de outro alguns pontos que precisamos melhorar, para termos a atitude de tomar uma ação de fato em cima disso e trazer uma mudança, uma melhoria.

Importantíssimo: quem dá o feedback é fundamental. Saiba que, além da pessoa ser capacitada para isso, ela tem não somente visão de mercado e ética profissional, como também, bom senso para fazer isso. Entenda que não é de qualquer um que você deve receber um feedback, por isso acima eu coloquei que um líder/superior seu seria interessante para lhe dar um feedback. É uma pessoa que entendemos que foi colocada nessa posição por ter as características que citei acima, além de ser alguém que acompanha seu comportamento, seus resultados e suas ações na empresa. Com esse acompanhamento próximo e sendo um líder de verdade, é um combo perfeito para ser um bom profissional para você receber um feedback.

Além de ser fundamental quem dá o feedback, é fundamental que você esteja receptivo. Caso contrário, será monótono e um tempo perdido. Quer mudar para melhor? Ouvir alguém que quer que você alcance o seu melhor, faz parte… apesar de nem sempre ser confortável.

Saiba ouvir (de verdade). Falo de verdade porque, às vezes, estamos calados externamente, mas interiormente nossos pensamentos reativos e de desculpas pelo qual eu tenho tal comportamento, não deixam que escutemos tudo. Então, esvazie-se um pouco dos seus pensamentos reativos e se dê a oportunidade de melhorar.

Anote. Não adianta ouvir e não colocar em prática. Muitos de nós até vivem bem o momento, mas depois esquecem o que foi dito – o que é normal, somos humanos. Mas, podemos utilizar de ferramentas para que isso não aconteça. Então, vamos lá: sempre vá para o seu feedback com caderno e caneta. Nesse momento, evite eletrônicos, pois com estes você pode receber notificações que vão tirar sua atenção, e nesse momento você precisa estar presente em sua totalidade.

Seja agradecido. Entenda que esse é um momento exclusivo para você e que você será o maior beneficiário desse momento. Geralmente, esse é um momento que foi estruturado, então pensado com carinho para trazer para sua melhoria. Aproveite todo e cada segundo.

Entenda a sua linha de evolução e crescimento. Faça comparações. Essa comparação não é com outra pessoa, é consigo mesmo! Pegue suas anotações e compare com o último feedback: em que você melhorou? Qual ponto de melhoria continua persistindo? Nesse talvez você precise colocar mais energia.

Elabore metas. Qual ponto de melhoria quero que não esteja mais presente no meu próximo feedback? Para isso, quais ações devo tomar? E aja! Importante saber que, provavelmente, não será fácil, geralmente são hábitos de anos que serão mudados (se você entender que faz sentido) e irão requerer muita disciplina e foco seu, e nem sempre vontade – essa é a verdade. Vai te trazer crescimento em todos os sentidos? Se sim, vale a pena o esforço.

E você, já teve alguma experiência com relação a receber feedback? Teve um momento que sua carreira tomou outro rumo devido um feedback recebido? Fique à vontade para compartilhar comigo via meu LinkedIn @PaulaPedrosaHeadhunter

 

Boa semana! Fiquem com Deus!

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