Construa uma carreira de sucesso
Independentemente de sua formação acadêmica, experiência profissional e habilidades técnicas, é preciso ter atitudes positivas e criar relações funcionais para construir uma carreira de sucesso. Um bom ambiente de trabalho é composto por relações respeitosas, comportamentos positivos e bons relacionamentos, o que contribui diretamente para o aumento do comprometimento entre os colaboradores e para a melhoria dos resultados alcançados.
Comportamentos que fazem a diferença no ambiente de trabalho
– Adote uma postura positiva frente aos desafios, tirando o foco do erro e encontrando alternativas eficazes buscando a resolução de problemas;
– Seja pontual e evite atrasos, tanto para chegar no trabalho como na entrega de relatórios ou para entrar em reuniões;
– Pratique a escuta: saiba ouvir e dê espaço para que seus colegas de trabalho possam expressar suas opiniões. Comunique-se corretamente com as pessoas, olhando nos olhos, demonstrando atenção e estabelecendo um diálogo;
– Comprometa-se com as tarefas e com a equipe, seja proativo e colabore sempre que puder — mesmo em atividades que não sejam sua responsabilidade;
– Seja positivo. As palavras positivas são um instrumento poderoso para nutrir, fortalecer e restaurar relacionamentos;
– Construa relações saudáveis com os colegas de trabalho, respeitando as diferenças e as limitações das pessoas;
– Contribua para a construção de uma imagem positiva da organização perante seus públicos de interesse;
– Sorria, deseje bom dia e espalhe uma boa energia;
– Ajude quem tiver com alguma dificuldade, seja ajudando a resolver um problema ou apenas escutando um desabafo;
– Ensine algo que você sabe;
– Fuja de fofocas, procurando sempre focar no lado positivo das pessoas;
– Agradeça por um trabalho bem feito, reconheça as qualidades e acertos das pessoas;
– Seja educado, e lembre-se de falar “por favor” e “obrigada”;
– Envie mensagens de motivação e reconhecimento, pois elas podem mudar o dia de uma pessoa;
– Tenha uma boa postura, ande de forma calma, abra e feche as portas de forma educada, peça licença antes de entrar na sala de alguém, sente-se apenas se for convidado, maneje os materiais com sutileza e esteja atento ao tom de voz e ao volume utilizado.
Utilize de sua inteligência emocional no trabalho para fazer os pontos citados acima, independente dos colegas de trabalho ou da organização na qual você trabalha.
Boa semana!
Fique com Deus!