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Construa uma carreira de sucesso

 

Independentemente de sua formação acadêmica, experiência profissional e habilidades técnicas, é preciso ter atitudes positivas e criar relações funcionais para construir uma carreira de sucesso. Um bom ambiente de trabalho é composto por relações respeitosas, comportamentos positivos e bons relacionamentos, o que contribui diretamente para o aumento do comprometimento entre os colaboradores e para a melhoria dos resultados alcançados.

Comportamentos que fazem a diferença no ambiente de trabalho

– Adote uma postura positiva frente aos desafios, tirando o foco do erro e encontrando alternativas eficazes buscando a resolução de problemas;

– Seja pontual e evite atrasos, tanto para chegar no trabalho como na entrega de relatórios ou para entrar em reuniões;

– Pratique a escuta: saiba ouvir e dê espaço para que seus colegas de trabalho possam expressar suas opiniões. Comunique-se corretamente com as pessoas, olhando nos olhos, demonstrando atenção e estabelecendo um diálogo;

– Comprometa-se com as tarefas e com a equipe, seja proativo e colabore sempre que puder — mesmo em atividades que não sejam sua responsabilidade;

– Seja positivo. As palavras positivas são um instrumento poderoso para nutrir, fortalecer e restaurar relacionamentos;

– Construa relações saudáveis com os colegas de trabalho, respeitando as diferenças e as limitações das pessoas;

– Contribua para a construção de uma imagem positiva da organização perante seus públicos de interesse;

– Sorria, deseje bom dia e espalhe uma boa energia;

– Ajude quem tiver com alguma dificuldade, seja ajudando a resolver um problema ou apenas escutando um desabafo;

– Ensine algo que você sabe;

– Fuja de fofocas, procurando sempre focar no lado positivo das pessoas;

– Agradeça por um trabalho bem feito, reconheça as qualidades e acertos das pessoas;

– Seja educado, e lembre-se de falar “por favor” e “obrigada”;

– Envie mensagens de motivação e reconhecimento, pois elas podem mudar o dia de uma pessoa;

– Tenha uma boa postura, ande de forma calma, abra e feche as portas de forma educada, peça licença antes de entrar na sala de alguém, sente-se apenas se for convidado, maneje os materiais com sutileza e esteja atento ao tom de voz e ao volume utilizado.

 

Utilize de sua inteligência emocional no trabalho para fazer os pontos citados acima, independente dos colegas de trabalho ou da organização na qual você trabalha.

 

Boa semana!

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