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Esse inconveniente hábito sempre acaba aparecendo nas mais diversas situações, mas quando ele acontece no ambiente corporativo, pode ser ainda mais delicado. Afinal, um comentário maldoso ou alguma frase entendida errada podem gerar conflitos desnecessários.

Você sabia que o LinkedIn realizou uma pesquisa com cerca de 17 mil usuários de 16 países que responderam à pergunta: “O que mais te irrita no trabalho?”. Entre os profissionais brasileiros, 83% dos pesquisados citaram a fofoca em excesso.

No ambiente corporativo, a fofoca, seja por qual causa ocorra, pode ser muito nociva. Não só a vítima pode ser prejudicada, mas também quem realiza a fofoca, e mais: todo um clima harmonioso pode ser quebrado quando carregado de histórias inventadas e negatividade. Demissões são originadas por causa de fofocas e desrespeito nas relações de trabalho.

Não só a harmonia sai perdendo no jogo da fofoca no trabalho: já está comprovado que um ambiente corporativo negativo, que comumente fica assim por causa de fofocas, causa doenças como depressão e ansiedade.

O que o colaborador pode fazer para evitar fofocas?

Foque nos pontos positivos: uma das maneiras de manter a fofoca no trabalho longe de você é focar nas coisas positivas.Enxergue o que há de bom nos seus colegas de trabalho e elogie. Uma maneira de exercitar isso é pensar em como você gostaria que os seus colegas falassem de você. Você não gostaria que ressaltassem as coisas negativas, não é?

Pare em você: não passe adiante as fofocas que você ouve. Se possível, nem ouça. Fofoca é um hábito que só funciona se for perpetuado. Toda vez que pensar em falar alguma coisa, pare e reflita sobre o quão construtivo é aquilo que vai comunicar. Se não for somar ou contribuir de alguma maneira para os colegas e empresa, talvez seja melhor aderir ao silêncio.

Tenha bom senso: não tome partido nem se envolva nos problemas que se originaram de fofocas. Deixe que o problema seja resolvido a quem compete.

E o que o gestor pode fazer para evitar fofocas?

Comunicação interna: você pode dar as dicas anteriores para os seus colaboradores, mas também precisa lembrar que a sua empresa tem que oferecer um ambiente que não permita que a fofoca aconteça facilmente. Por isso, é muito importante que a fonte de informação esteja centralizada em um único lugar. Uma boa comunicação interna garante o fortalecimento do seu negócio, pois ajuda a desfazer mal-entendidos ou os famosos boatos. O repasse transparente de informações permite que os colaboradores estejam sempre cientes da situação que a empresa está passando e possam se posicionar a partir de informações verdadeiras.

Ajude a manter um ambiente agradável: quanto menos inimizades existirem, menos fofocas também haverá. Para isso, você deve proporcionar um ambiente para que exista uma troca de ideias saudável entre os colaboradores, seja na hora do café ou até mesmo em outros momentos. Você também deve se acostumar a conversar com seus colaboradores abertamente.

Tenha um RH ativo: quando a coisa ficar feia e a fofoca for motivo para causar desgaste e complicações no ambiente corporativo, o RH pode e deve intervir. Isso deve ser feito através de uma conversa neutra e bem direcionada, para que não haja má interpretação.

Observe como anda o clima na sua empresa: quando existe algum problema no ambiente corporativo, isso é alimento para que a fofoca aconteça. Fique de olho.

Com a fofoca, o relacionamento entre as pessoas é o primeiro a ser afetado. Além de destruir toda uma equipe, reduz a produtividade. Vale a pena fazer um esforço para bani-la, não é mesmo?!

Boa semana!

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