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Etiqueta para as festas de fim de ano

 

Tenho recebido muitos e-mails sugerindo o tema de festas de fim de ano para a coluna. Fico feliz em ver que as pessoas estão cada vez mais preocupadas com sua maneira de se comportar e agir, e, principalmente, em ser um bom profissional, mesmo nas festas de fim de ano, que são inúmeras.

Confraternizações, amigos-ocultos, festa de natal, virada de ano, ano novo… tudo é motivo para uma boa farra! Acho ótimo que o ambiente de trabalho seja tão bom que dê vontade de estendê-lo para as comemorações dessas datas importantes, mas algumas dicas são fundamentais para que as relações continuem sendo boas e se tornem duradouras:

 

Família: Apesar de estar com as pessoas do trabalho, nas festas de fim de ano, é importante ter a família junto, principalmente se for uma festa longa. A família já abre mão de grande parte do tempo de seu ente para o trabalho, seja no horário comercial, seja pelas noites ou finais de semana, ou mesmo em casa, quando o mesmo tem que trabalhar ou atender a telefonemas. Digo quando são comemorações mais longas, porque, por vezes, são apenas almoços ou jantares rápidos, daí não se dá motivo para levar a família. É justo que a família participe das comemorações, já que o ajudou em suas conquistas profissionais, mesmo sendo apenas com o suporte sentimental e psíquico.

Comportamento: A educação e a gentileza são fundamentais mesmo em festas. Ao comer algo na frente de outra pessoa, pergunte sempre se a outra pessoa gostaria de comer, ou se você vai se servir de uma bebida, pergunte se a pessoa gostaria que você a servisse também. Faça isso com todos e não apenas com alguns. Não fale alto, não exponha ninguém, por qualquer motivo que seja. Não flerte com o colega de trabalho, principalmente se o mesmo for casado. Acredite, esse é o maior causador de brigas em eventos corporativos de fim de ano e o maior causador de separações. Brinque, sorria, se divirta, mas com educação. Respeite sempre religião, futebol e opinião política do seu colega. Não estrague a festa com discussões do tipo.

Amigos-ocultos: Essas brincadeiras são sempre bem-vindas no final do ano e ótimas para quebrar o gelo em qualquer confraternização. Ao apresentar seu amigo, fale de seus pontos positivos, nunca de seus pontos negativos. Algumas coisas você não precisa falar, não é necessário se indispor com ninguém e nem ficar com alguma imagem para o restante do ano vindouro. Não esqueça que o importante é a brincadeira, não os presentes em si. Dê algo que a pessoa gostaria de ganhar, dentro do valor acordado entre todos. Caso você não receba exatamente o que pediu, não fique chateado e nem comente com ninguém para não virar fofoca. Lembre-se que o objetivo principal é a brincadeira e não o presente material. Seja moderado também ao pedir seu presente. Lembre que existem pessoas com todo tipo de poder aquisitivo, então se ponha no lugar dos outros e pense como seria chato você ter que  comprar algo para alguém, que você não teria dinheiro para comprar nem para você mesmo.

Elegância: A elegância é a chave de tudo. Uma pessoa elegante, sabe se portar, sabe se vestir, é educada, não é extravagante, não grita, sabe reverter situações embaraçosas com classe, trata a todos bem e fala com todos. Sim! Elegante é dizer obrigado, por favor, é falar com o porteiro, com o office-boy, perguntar como foi o dia das pessoas que trabalham com a limpeza, é mostrar interesse pelo próximo.

Vestuário: Se vista nas festas, de forma elegante, bonita, arrumada, bem-vistos, as mulheres maquiadas (sim, pode se maquiar com brilho ou alguma coisa que apareça mais que o habitual, por serem festas). A regra para roupas curtas, decotadas e transparentes, continuam valendo para o resto da vida. Mulheres, isso é brega. O seu corpo pode ser o mais lindo do mundo, mas é brega você sair mostrando para quem quer e para quem não quer ver. Limite-se ao seu companheiro. Estudos indicam que chamam mais atenção dos homens as mulheres que mostrar ser elegantes do que as ousadas. Esteja nesse grupo, mostre que você é mais do que um corpo bonito.

Recebendo: Se você é o anfitrião, ou seja, se a festa é na sua casa ou se você a esta organizando, seja cordial com todos, deixe claro qual é o horário de início (e de término, se houver), qual é o traje a ser usado, se o convite é extensivo a família ou ao cônjuge, se é necessário alguma contribuição, seja em dinheiro ou não, para que seu convidado possa se preparar. Receba a todos com igualdade, conversando e tendo tempo com todos, independente do nível hierárquico. Ofereça bebidas, drinks e comidas, mas se o convidado não quiser, não fique insistindo para que ele não fique sem graça e acabe por aceitar algo que nem gosta, apenas por pressão.

Objetivo: Não esqueça do motivo real da festa. No Natal, o principal é o nascimento do filho de Deus, Jesus Cristo, e não os presentes ou o papai-noel. Não esqueça na passagem do ano, que a família é composta das pessoas que sempre estarão com você em qualquer circunstância, então, reserve um tempo com eles, mesmo que você já tenha combinado algo com seus amigos. Não esqueça do verdadeiro motivo de cada comemoração. Vamos fazer a luz brilhar!

Festejar é muito bom. E neste universo, dos novos tempos, quem sabe festejar com elegância e beleza, favorece os bons relacionamentos e isso é investimento.

Sorria, brinque, se divirta, converse, curta a festa, cante, coma, beba, ganhe e dê presentes, felicite a todos pela data, agradeça a Deus por mais um ano, por sua família, trabalho e abra aquela champagne ou o seu melhor vinho. Seja você mesmo, na sua melhor versão.

 

Boas Festas!

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