Eu preciso estar ativo nas redes sociais?
Como vocês sabem, minhas dicas e sugestões são sempre voltadas para o mercado de trabalho e como o mundo corporativo enxerga algumas atitudes e comportamentos.
A ideia é sempre melhorar, estar antenado e fazer com que o mercado enxergue você como o bom profissional que você é (e que eu acredito que todos estão trabalhando para isso).
Eu conheço diversos profissionais que são avessos a redes sociais e não cabe a mim julgar ninguém aqui, o que me cabe é mostrar como você pode crescer enquanto profissional e deixar claro que as redes sociais são sim uma forma de você fazer isso.
Para começar, sabemos o quão importante é o networking. Ser visto, ser lembrado – principalmente não só quando precisa de algo – e as redes sociais são uma mão na roda para isso acontecer. Não necessita de um grande tempo (a não ser que você fuja do foco e deixe a tecnologia controlar você e não o contrário) e você não precisa gastar dinheiro.
Mas, não seria melhor um cafezinho? Um almoço? O encontro presencial é muito bom e eu sou totalmente a favor! Mas, quantas vezes por mês você tem tempo para fazer isso? A vida de todos é corrida. Quando você tiver disponibilidade, sou do time de agendar presencial. Mas, melhor um networking online do que nada, não é mesmo?
Quando você posta algo em suas redes sociais (e não falo somente do LinkedIn, mas das redes pessoais como Instagram e Facebook), o círculo de amizade que você escolheu ter ali, você tem a oportunidade de saberem como você está e de você saber como estão. Uma curtida, um comentário, pode estreitar um relacionamento com pessoas que você não via há anos, com pessoas que moram em outra cidade/país.
Importante citar que, você pode escolher não ter uma rede aberta, e sim deixar participar da sua vida as pessoas que você julga interessante. Você também não precisa (e nem deve) postar tudo. Selecione o que você quer compartilhar com seus amigos online. Não sou do time que prega virar blogueiro e não sair do celular. Muito pelo contrário, poste quando der, poste quando estiver sozinho, não tire tempo das pessoas que estão com você para ficar no celular. Não é 8 e nem 80, é equilíbrio.
A forma com que você interage com os demais é fundamental. Ser aquela pessoa que é do contra, que não concorda com nada, que só aponta e julga os demais, aumentará sua visibilidade, mas de forma negativa. Não é isso que queremos, certo?
Dica para a vida nas redes sociais: não concorda? Tudo bem. Nem tudo precisa ser exposto, e muitas vezes colocar sua opinião não vai mudar o mundo, mas pode acabar com um bom relacionamento com uma pessoa. Vale a pena?! Pense nisso.
Que tal ser lembrado como agregador? Como uma pessoa que compartilha boas notícias? Como uma pessoa que transmite paz e bons sentimentos aos demais? Faça a sua parte para ser bem lembrado. Na maioria das vezes, isso depende de você.
Utilize a tecnologia e as redes sociais a seu favor.
Boa semana! Fiquem com Deus!