Não corra riscos de má interpretação no seu currículo
Cada recrutador, leia cada ser humano, tem sua própria percepção a favor (ou não) de algo ou alguém – que pode ser em favor do candidato mais apto para a vaga em questão. Esteja preparado para interpretações menos favoráveis. Ao combinar as diversas informações fornecidas, os recrutadores podem tirar conclusões inadequadas sobre você. Então faça uma revisão do seu currículo a fim de entender qual conclusão uma pessoa que não conhece você, poderia tirar através do seu currículo.
O modo como você escreve é tão importante quanto o conteúdo do texto. Muitos candidatos recorrem a um estilo antiquado e formal demais na hora de elaborar o currículo. Em alguns casos, há quem escreva o currículo em terceira pessoa. Vale a pena adotar um estilo claro, objetivo e sem jargões. Essas medidas vão impedir que o conteúdo do currículo fique em segundo plano. Você pode usar apenas cem palavras para se descrever. Essa limitação, porém, talvez conduza o leitor a conclusões indesejadas. Como nas demais etapas da elaboração do currículo, esse item exige um planejamento cuidadoso e preciso.
Por isso, tenha cuidado ao incluir em seu currículo informações em excesso ou pouco relevantes. Esses são os famosos riscos de interpretação.
Seja você mesmo
A primeira linha do currículo deve exibir seu nome. Por isso, lembre-se de uma regra preciosa: esse documento deve revelar seu orgulho de ser quem é. Assim, se você é Carlos Feitoza na vida profissional, seja Carlos Feitoza em seu currículo. Não se identifique como Carlos Barreto Feitoza Andrade, ou Carlos B. F. Anndrade, ou Carlos B. Feitoza Andrade, a não ser que você também seja conhecido na área por um desses nomes. Caso tenha qualificações ou títulos específicos (como Doutor, PhD etc), avalie a real conveniência de agregá-los a seu nome. Em geral, eles devem ser incluídos apenas se forem importantes como qualificações para a vaga em questão. Caso contrário, é melhor evitar referências que soem excessivamente pomposas.
Dados para retorno
Você deve facilitar um eventual contato dos recrutadores. Para cargos estratégicos e de liderança não é necessário colocar seu endereço, mas para cargos iniciais e operacionais, é essencial indicar seu endereço completo.
Caso não possa atender ao telefone celular, indique um meio alternativo, informe números de contato para recado. Verifique se a pessoa que receberá o recado é clara e está ciente do assunto, para eventuais retornos.
Informe seu e-mail pessoal. Não é conveniente receber retornos no e-mail profissional.
Idade
Nos Estados Unidos, não é comum informar a idade no currículo, mas no Brasil esse é um dado comumente compartilhado no currículo. De qualquer forma, o recrutador também pode deduzir a idade do candidato a partir das datas citadas em experiências profissionais. A regra básica é informar a idade na primeira página, caso você creia que o item deve ser citado. Outra opção é colocar o dado em “outras informações pessoais” na última página, ou mesmo a data de nascimento.
Detalhes da vida pessoal
O fornecimento de informações pessoais varia de acordo com as demandas do cargo e com sua área de atuação. O estado civil do candidato, por exemplo, pode ser relevante se o cargo implica em viagens constantes. No entanto, se a ocupação exige alguém estável e seguro, os recrutadores podem preferir uma pessoa casada. O estado civil pode ser colocado junto com a idade ou data de nascimento, na primeira ou última página.
Não relacione muitos interesses pessoais que exijam tempo, pois podem dar a impressão de pouca disponibilidade para o trabalho. Seus interesses pessoais também podem dar margem a interpretações negativas.
No currículo, sua vida pessoal só importa na medida em que influencia a vida profissional, pois a partir dos interesses citados, os empregadores podem tirar conclusões sobre você.
Pergunte-se
Ao ler meu currículo, fico feliz com minha descrição?
Posso ser contatado em meu atual emprego ou isso pode causar complicações?
A linguagem adotada é compreensível mesmo para quem não é da área?
Deixei de lado alguma informação pessoal que tenha importância específica para meu currículo?
As informações pessoais e profissionais que escolhi passam uma impressão satisfatório e fiel à realidade?
Ciente de que está tudo conforme o esperado para você e que será feita a leitura correta a seu respeito, comece os envios e as aplicações às vagas.
Boa semana!
Fiquem com Deus!