Vivemos em tempos de globalização e a comunicação é mais rápida do que nunca. A imagem que você passa para o mercado em suas transições, falará muito sobre a perpetuidade de sua empregabilidade.
Antes do pedido de desligamento em si, é importante refletir se já é o momento deste ciclo encerrar. Profissionais que tem pequenos ciclos nas empresas que passam, tornam-se jumpers, o que pode desestabilizar sua empregabilidade. Caso isso esteja acontecendo com você, talvez seja o momento de você permanecer um pouco mais em sua empresa atual, pois sua ação agora pode repercutir em seu futuro positiva ou negativamente.
Preparação
As precauções (o antes) de pedir o desligamento é o mais importante para você não se prejudicar. Saia de portas abertas, não jogue no lixo o que você construiu em termos de profissionalismo e de entregas.
O ideal é que você prepare seu gestor, dando algumas dicas. De acordo com a maturidade do mesmo, converse claramente sobre sua participação em algum processo seletivo e a intenção de desligamento.
Essa preparação é importante pois assim como você tem planos para a sua carreira, a empresa também tem planos e planejamentos incluindo você na equipe.
Não peça demissão sem antes, ter de fato, uma carta proposta assinada e go ahead (confirmação) para pedir seu desligamento em sua atual empresa. Se possível, ao enviar a carta proposta assinada, aproveite este e-mail para certificar que você já pode pedir seu desligamento.
Por ser algo que impactará sua carreira e vida, o ideal é que você tenha essa confirmação via e-mail ou de alguma outra maneira, mas que seja por escrito.
Pedindo a demissão
Reserve uma conversa formal com seu gestor, coisa de 30 minutos a 1 hora. Ligue, envie e-mail ou WhatsApp, de acordo com o relacionamento que vocês têm, e peça essa reunião.
Solicite da nova empresa contratante, um prazo para início. Sair bem também é sinônimo de preparar alguém para ficar em seu lugar e fazer essa transição da melhor forma possível. Mesmo que você fique inseguro ao negociar sua entrada, sua nova empresa irá ter a certeza que fez a escolha certa ao ver sua ética profissional em como você lida na sua saída e sentirá mais seguro e confortável ao saber que você faria o mesmo com eles.
Boa semana!
Fiquem todos com Deus!