Voltar

Planejo, mas não consigo fazer acontecer… e agora?!

Planejar é muito importante, mas fazer acontecer precisa ter sua relevância para que seus objetivos se concretizem.
E que tal colocarmos em prática – através do Ciclo PDCA – as estratégias que foram elaboradas?
O Ciclo PDCA também conhecido como ciclo de Shewhart ou ciclo de Deming, foi introduzido no Japão após a guerra. Foi idealizado por Shewhart, mas foi Deming quem o divulgou e efetivamente o aplicou. O ciclo de Deming tem por princípio tornar mais claros e ágeis os processos envolvidos na execução, dividindo-a em quatro principais passos:

• Plan (Planejamento): Estabelecer missão, visão, objetivos (metas), procedimentos e processos (metodologias) necessários para o atingimento dos resultados.

• Do (Execução): Realizar, executar as atividades.

• Check (Verificação): Monitorar e avaliar periodicamente os processos e resultados, confrontando-os com o planejado, objetivos, especificações e estado desejado, consolidando as informações e, eventualmente, consolidando relatórios.

• Act (Ação): Agir de acordo com o avaliado e de acordo com os relatórios, eventualmente determinar e confeccionar novos planos de ação, de forma a melhorar a qualidade, a eficiência e a eficácia, aprimorando a execução e corrigindo eventuais falhas.

O PDCA é aplicado principalmente nas normas de sistemas de gestão e deve ser utilizado (pelo menos na teoria) em qualquer organização de forma a garantir o sucesso nos negócios, independentemente da área ou departamento. Trazendo para a nossa realidade, estaremos sempre pensando em utilizar o PDCA em nós mesmo, para garantir o sucesso das esferas profissional, acadêmica, familiar e pessoal.

O ciclo começa pelo planejamento, em seguida a ação ou o conjunto de ações planejadas são executadas, checa-se o que foi feito, se estava de acordo com o planejado, constantemente e repetidamente (ciclicamente) e toma-se uma ação para eliminar ou ao menos mitigar os defeitos no produto ou na execução.

:black_small_square:︎Aplicação do PDCA

– Plan (Planejamento)
Estudar o seu estado atual
Coletar dados para identificar os problemas
Analisar os dados
Desenvolver um plano de melhorias
Especificar as métricas para analisar os planos

– Do (Execução)
Implementar o plano
Documentar as mudanças
Coletar sistematicamente os dados para avaliação

– Check (Verificação)
Avaliar as coletas de dados
Conferir os resultados efetivos com as metas estabelecidas no planejamento

– Act (Ação)
Se os resultados forem bem-sucedidos:
Padronizá-los
Deixar claro para si mesmo as mudanças efetivas
Treinar a si mesmo para integrar o novo processo

Se os resultados forem mal-sucedidos:
Revisar o plano original
Repetir o processo PDCA

■ Tipos de metas

Há dois tipos de metas a se considerar em você mesmo: Metas para manutenção e metas para melhoria.
Um exemplo de metas para manutenção é atender ao telefone sempre antes do terceiro sinal. Estas metas podem também ser chamadas de “metas padrão”.
Para metas de melhoria posso citar o seguinte exemplo: aumentar minha produtividade em 15% até dezembro. De modo a atingir novas metas ou novos resultados, a “maneira de trabalhar” deve ser modificada.

Agora sim, depois de analisar, você pode por em prática e fazer sua vida deslanchar, em todos os aspectos dela. Só depende de você!

Boa semana!
Fiquem com Deus!

Excelência em soluções para Recursos Humanos

Confiabilidade

Confiabilidade

Equipes Segmentadas

Equipes Segmentadas

Networking

Networking

Comprometimento

Comprometimento

Desenvolvido por:

Soma Virtual