Transforme a demissão em benefício
Mesmo em momento de crise é possível transformar a demissão em benefício.
Caso sua empresa esteja passando por um momento de dificuldade, planeje as demissões com responsabilidade, sem deixar os ex-colaboradores abandonados ou entregues a própria sorte, patrocine o benefício de um outplacement ou recolocação profissional para o ex-colaboradores.
Este comportamento gera consequências que beneficiam não apenas os profissionais demitidos mas também a própria empresa que os demitiu. Listei abaixo pelo menos 10 mais importantes resultados que serão gerados a partir dessa atitude:
1 – Redução da carga emocional negativa e do stress observados nos indivíduos responsáveis pela demissão.
2 – Promoção, interna e externa, da imagem de uma organização que valoriza e ampara seus funcionários, provendo-os com uma assistência global pós-demissão.
3 – Enriquecimento nas relações trabalhistas entre os funcionários demitidos e seus ex-empregadores.
4 – Aprimoramento de suas políticas de recursos humanos, muitas vezes consideradas incoerentes e ultrapassadas. Os funcionários demitidos não são deixados sós e, muito menos, entregues a própria sorte.
5 – Inibição no número de demandas judiciais ou qualquer outro tipo de atitude vingativa contra a empresa.
6 – Redução de custos adicionais relacionados com as demissões mal conduzidas.
7 – Motivação dos profissionais remanescentes, aumentando a produtividade.
8 – Prevenção de vazamentos de informações.
9 – Satisfação de ter feito o melhor pelos seus ex-colaboradores, demonstrando preocupação da empresa com o ser humano.
10 – Minimização do risco de reclamações trabalhistas.
Os benefícios decorrentes de uma política de recursos humanos que contemple os profissionais demitidos com os serviços de outplacement são inegavelmente eficazes.
Quando uma empresa, voluntariamente, oferece esses serviços àqueles funcionários considerados leais, mas que por circunstâncias alheias à sua própria vontade necessita demití-los, está manifestando, interna e externamente, sua consciência social responsável, assim como seu interesse no bem-estar dos profissionais demitidos e de seus familiares.
Como você quer ser lembrado enquanto gestor? E como gostaria que a imagem da sua empresa fosse propagada e lembrada no mercado de trabalho? Assim como os profissionais, as empresas também precisam se importar não só com um ótimo início, mas também com um ótimo final de jornada.
Boa semana!
Fiquem com Deus!