Voltar

Você é um professional ético, mesmo?

 

Um assunto muito difundido hoje, todos sabem, todos falam sobre, mas nem todos praticam. Pelo menos, não na sua totalidade.

A ética é um conjunto de regras de conduta. Essa ética é impregnada em nós, desde bebês através da família na qual somos criados, dos valores que são passados por nossos pais, familiares, amigos mais próximos e funcionários da família.

Algumas teorias dizem que o caráter da pessoa é formado até os 5 anos de idade, depois disso não é mais mudado. Nessa fase, a criança é criada e educada pelos pais, avós, parentes próximos ou babás, e são essas as pessoas que vão formar o caráter do futuro profissional.

 

Tudo começa na família

 

Daí a importância da mãe e o pai estarem presente o máximo possível na educação e criação de seus filhos. Para seu filho se tornar um bom profissional, não vai depender apenas da boa escola, faculdade, cursos, idiomas, que você vai matriculá-lo. Vai depender também, e principalmente, de você. A base de educação, ética e bons princípios, virão de você, pai e mãe. Então, se você quer ter um filho com maior probabilidade de futuro profissional brilhante, a ideia é ter tempo de qualidade com ele – não falo aqui sobre passar muito tempo com ele ou deixar de trabalhar para ficar com ele, mas de fazer o seu melhor com o tempo que você tem.

Novamente, não estou dizendo que você deve sair do seu trabalho para ficar cuidando dos filhos em casa. Se você tem condições de dedicar para a educação deles, esse período que eles estão pequenos e que é essencial para o restante da vida, ótimo. Se não, veja a melhor pessoa para ficar com ele enquanto você trabalha, mas quando você chegar do trabalho, cuide-o e eduque-o você mesmo. Entregamos nosso amor para que um dia eles sigam seu caminho, e sejam as melhores pessoas possíveis para o mundo.

A ética profissional nada mais é do que as regras de conduta no âmbito profissional. Mais da metade da ética, vai vir da sua criação, os 25% restantes, você vai lutar para não deixar se influenciar pelo mercado de trabalho que temos hoje, no qual o profissional passa por cima de qualquer coisa e qualquer pessoa para alcançar o seu objetivo.

 

Seja o seu melhor!

 

Vejo muitas vezes, bons profissionais que ingressam no mercado e se deixam levar por esses maus hábitos, colocando em risco o restante da sua carreira, junto com seus valores, família, e tudo o que teria que ser o mais importante em sua vida.

Antes de fazer qualquer coisa, que lá no fundo você ouve uma voz dizendo que você não deve fazer, se pergunte se você gostaria que aquilo fosse feito com você, ou se você gostaria que aquilo fosse feito com seu cônjuge ou seus filhos. Dependendo da resposta, siga em frente ou retroceda um pouco. Retroceder, às vezes, significa pular dez casas.

Não esqueça que em todo o tempo você é observado. Um ato de maledicência sempre deixa um rastro para ser descoberto. E, além desse rastro, você tem alguém observando você em todo o tempo, Deus. Será que Deus está satisfeito com seus atos no trabalho? Faça essa pergunta a si mesmo, pelo menos uma vez por dia durante o seu expediente, e você irá concordar comigo que seu desempenho vai melhorar!

Todo ato tem sua consequência. Você pode achar que está ganhando agora, mas lá na frente a consequência virá. É o famoso “tarda mas não falha”, e não falha mesmo.

Minha dica é que você sempre faça o certo corretamente – e o seu melhor, dentro desse certo corretamente. Sua carreira vai deslanchar, seus superiores verão sua ética, verão que você tem princípios e valores, bem como a sua network, mercado, fornecedores, clientes, colegas de trabalho, que poderão abrir, no futuro, portas para você em lugares e cargos que talvez hoje você nem imagine.

 

 

Boa semana!

Fiquem com Deus!

Excelência em soluções para Recursos Humanos

Confiabilidade

Confiabilidade

Equipes Segmentadas

Equipes Segmentadas

Networking

Networking

Comprometimento

Comprometimento

Desenvolvido por:

Soma Virtual