Marcos Carneiro – Batendo a Meta
Marcos Carneiro
Gerente Industrial, Produção e Fábrica
Faber Castell | Knauf Isopor | IPEL - QUALIPAC Group | Termotécnica da Amazônia | BIC Amazônia
O esforço é admirável, mas o que conta é o resultado!
Durante uma reunião extremamente tensa com um grande cliente do segmento de cosméticos que exigia o atendimento integral de seu Programa de Remessa, o fornecedor de embalagens plásticas argumentava: Tudo o que é possível está sendo feito para atendê-los. As equipes estão trabalhando em horas extras, as máquinas e os equipamento de produção não param durante os intervalos de refeições e, além disso, a fábrica continua produzindo nos finais de semana e feriados. Nós estamos dando tudo para atendê-los. Parecia que esses argumentos seriam suficientes para acalmar os ânimos. Entretanto, após alguns minutos em silêncio, essa foi a resposta do cliente: O esforço de vocês é admirável, mas para nós o que conta é o resultado!
Entendo que o líder que coloca suor, tempo e dinheiro em tarefas que não estão conectadas com a principal meta da empresa, aquela meta que, se não for atingida, torna qualquer esforço irrelevante e desnecessário, esse líder está em uma “cadeira de balanço”. Ele não percebe que apesar de suas ações fazerem a cadeira balançar e o tempo passar, não produzem o resultado esperado pelos stakeholders. Em resumo: o negócio não anda; a roda do resultado não gira e o alvo não chega nunca… cadeira de balanço não sai do lugar!
Particularmente, gosto do método-prático para alcançar resultados apresentado pela FranklinCovey através da ferramenta 4DX (As 4 Disciplinas da Execução). Ponto fundamental: Foque no crucialmente importante!
O melhor plano de ação não é aquele com o maior número de tarefas, mas certamente aquele onde as tarefas importantes estão conectadas à principal meta da empresa. Diariamente, um turbilhão de tarefas urgentes se apresenta para tirar o foco, o tempo e a energia do líder. Entretanto, é imprescindível executar as tarefas importantes, mesmo em meio a inúmeras demandas circunstanciais diárias.
Lição: Se a meta é perder peso, a ação de subir na balança não faz ninguém emagrecer. Ainda que se meça o peso com dedicação, persistência e muita disciplina, subir na balança não fará perder um grama sequer. Isso é Cadeira de Balanço!! Agora, fazer exercícios e seguir uma boa dieta são ações que focam no crucialmente importante, logo… isso é o que Bate a Meta!!
Veja também!
17/04/2020