Mario Barreto – A função Qualidade no mundo 4.0
Mario Barreto
Quality and Environmental Manager
LITE-ON | Legrand | Palladium Energy | Nokia
A função Qualidade no mundo 4.0
A velocidade com que o mundo evolui é sem duvida extraordinária. Dia desses falávamos em automação, Lean Manufacture, Six Sigma, etc., como ferramentas para a busca pela excelência da produtividade e qualidade das organizações, mas recentemente começamos a falar da revolução 4.0 e a curiosidade em torno desta “nova” onda tem se tornado cada vez maior.
Este conceito foi criado a partir da necessidade dos clientes pela busca por produtos personalizados e é um movimento caracterizado por novas tecnologias aplicadas as organizações para atender estas demandas.
A necessidade de um ritmo mais acelerado na comunicação, em tempo real, possibilitando o processo de co-criação entre fornecedor e cliente, com o monitoramento do processo de produto demandado é latente sob esta perspectiva. Dados, informações, testes virtuais, rastreabilidade total, detalhes dos processos envolvidos, imagine vc saber que um simples código QR armazena todo o histórico do produto (hora, dia, mês e ano de fabricação, por exemplo). Isso é parte da Qualidade que pode ser ofertada a demanda do cliente.
Temos muitos exemplos de situações que demonstram o quanto esta revolução esta ocorrendo rápido:
- Hoje uma máquina pode enviar uma mensagem ao celular de uma pessoa informando que existe um risco iminente de parada.
- Processos em uma linha de produção só rodam se o processo anterior tiver sido validado por um sistema programado para isso.
- Uma impressora 3D é capaz de imprimir uma prótese ortopédica com nível de precisão jamais visto.
Enfim será que toda essa tecnologia se criou sozinha, sem uma função consistente por trás?
É a partir disso que passamos a falar de Qualidade!
De forma simples, sem processos devidamente planejados, elaborados e devidamente validados, estes exemplos que citamos anteriormente não existiriam. Estamos falando aqui de Qualidade como uma função, não como um departamento de auditorias ou de controle de documentos, não como uma norma ISO, nada disso.
A qualidade permeia tudo o que nos cerca, é algo intangível, que só pode ser notado através do uso, do experimento, da sensação que a tecnologia pode proporcionar.
A função qualidade pode, e deve, direcionar o planejamento e elaboração de métodos que possibilitem a execução ou utilização das tecnologias de forma correta. A revolução 4.0 vai exigir ainda mais desta função. Ela deve ser parte atuante também no desenvolvimento dos profissionais em suas organizações, preparando as habilidades dos mesmos para lidar com esta demanda tecnológica e a execução dos processos relacionados. Metodologias “consagradas” do passado darão espaço ao planejamento dos processos.
Atividades de inspeção devem ser obsoletadas por controles preventivos dos processos. Procedimentos engessados cada vez mais serão “enxutos” e substituídos por fluxogramas menos complexos e mais objetivos, devidamente geridos pela correta gestão de riscos e mudanças. A função Qualidade desempenhará papel fundamental na transformação deste conceito. Como falamos no inicio do artigo, o cliente vai demandar a personalização de suas necessidades, ou seja, ele vai buscar uma qualidade diferenciada que atenda seus anseios.
O grande desafio das organizações e consequentemente da liderança diz respeito a aplicação desses conceitos no gemba “chão de fábrica”, afinal por trás de todas as teorias ou investimentos tecnológicos estão as pessoas, são elas as maiores responsáveis pela excelência operacional em todas as fases do processo.
Algumas dicas:
- Crie uma cultura permanente de não aceitação de erros: por trás de todo hábito há uma mentalidade. Quem aceita erros como coisas normais nada fará para resolvê-los. As pessoas precisam ser convencidas que problemas não são problemas, mas verdadeiras oportunidades de crescimento e aprendizado.
- Crie condições para que os problemas apareçam e para que as pessoas possam usar seu potencial: se você observar o ambiente de trabalho, há uma série de empecilhos que impedem as pessoas de fazer melhor, de usar suas potencialidades, portanto crie fóruns para resolver problemas com maiores impactos e com tendências de chegar a campo.
- Treine, garanta o aprendizado e dê suporte técnico para a utilização das ferramentas de qualidade.
No mundo 4.0, a cultura que devemos ter é que a qualidade do SERVIÇO ou PRODUTO que eu ofereço sempre estará em minhas mãos!!!
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17/04/2020