Voltar

Fábio Abrahim – Procurement: Um elo estratégico no Compliance das empresas

Fabio Abrahim

Supply Chain Operations Manager

Harley-Davidson | P&G | Gillette

Publicado em: 27/07/18

Todos os dias nos cercamos de informações na mídia de escândalos ou condutas improprias em processos de quotações de serviços ou produtos. O tema não é novo, porem nos revela uma crise deflagrada, colocando em risco reputações, investimentos e legado.

Cada dia é mais evidente a importância de Procurement como um importante elo da cadeia de suprimento, que tem como missão base adquirir produtos e serviços que tragam benefícios financeiros e operacionais, sempre visando aumentar o valor agregado.

Para que isso aconteça é importante que a área de Procurement possua e siga três importantes fatores, norteando suas atividades não só no que tange aspectos de Compliance, mas sempre visando um conceito básico de Procurement, o TSC[1] (Total Supply Cost).

De volta aos três fatores básicos temos:  Procedimentos & Processos, Comitê de Decisão e Transparência.

– Procedimentos & Processo:  A empresa deve optar por alguma das metodologias de sourcing [2] e após isso criar procedimentos claros e objetivos, possibilitando que Procurement os siga de forma correta. Após a criação do procedimento, um fluxo mostrando o processo do início ao fim consolida a informação.

– Comitê de Decisão: Um Comitê tem um papel relevante no aspecto de transparência no processo decisório. Uma decisão colegiada elimina dúvidas em relação aos possíveis conflitos de interesse.

– Transparência: É de fundamental importância que todos os processos tenham critérios claros e objetivos e que todos estejam expostos e acessíveis para os possíveis fornecedores. Os mesmos deverão ter a certeza que o processo será justo e que aquele que atingir de forma completa os critérios será o vencedor.

O tema é importante e cada vez mais a área de Procurement tem se tornado uma peça fundamental no “tabuleiro “ estratégico das empresas.

[1] TSC representa a análise de todos os custos diretos e indiretos na obtenção de um bem ou serviço, não só o valor quotado.
[2] Metodologias utilizadas por Procurement: Open Tendering; Restricted Tendering; Request for Proposals; Two Stage Tendering; Request for Quotation and Single Source.

Veja também!

Excelência em soluções para Recursos Humanos

Confiabilidade

Confiabilidade

Equipes Segmentadas

Equipes Segmentadas

Networking

Networking

Comprometimento

Comprometimento

Desenvolvido por:

Soma Virtual