Jean Rothen – O dilema do desapego

Jean Rothen
Gerente de TI
TPV |Envision | TPVision
Acredito que todo profissional de tecnologia em algum momento de sua carreira passou pelo dilema do desapego do conhecimento. Aceitar que é necessário deixar de lado muito daquilo que estudou ou vem desenvolvendo por anos e dar um reset. Isso pode ser determinado por vários fatores: mudança em tendência de mercado, necessidade de um novo direcionamento, atualização de uma tecnologia, promoção ou até mesmo crise existencial. Não existe um trigger específico, porém uma coisa é certa: no momento em que decidir por isso, boa parte do seu know-how precisará ser deixado de lado para que uma nova enxurrada de livros, networking, acertos e erros tome parte dos seus próximos meses – ou anos.
Claro, muitos irão escolher segurar com unhas e dentes o seu passado de conquistas. Entenda que estas não deixarão de ser suas, estarão em seu currículo e histórias de mesa de bar e reencontro de amigos de escola. O ponto é se perguntar se você quer ser o desenvolvedor de uma linguagem X para sempre e contar com as empresas que também se ancoram nela ou partir para a Y que apesar de não ser tão diferente, vai te dar uns meses de trabalho para reaprender. Vale a pena o treinamento em um novo ambiente de ERP uma vez que você é “mega blaster master” do anterior, porém este iniciou a curva de declínio no mercado local, ou você está com receio de aceitar aquela promoção porque vai precisar se afastar de um ambiente em que se sente confortável.
O desapego é necessário, sim. Da mesma maneira ao escolhermos mudar de carro, vizinhança, empresa ou país. Aceitar o recomeço, a sensação de ficar sem chão como se não soubesse nada mesmo com anos de experiência. Ser profissional, também é perceber a hora de mudar, para onde mudar e o que levar consigo.
Não tenha receio de querer ir para um destino onde não conhece nada. Tenha medo de ficar em um lugar onde você sinta confortável ao extremo e que te deixe em um estado de letargia contínua. Mantenha o barro do seu conhecimento sempre maleável pois no instante em que ele secar, o mais provável é que quebre no auge de uma mudança necessária mais drástica. A tecnologia está sempre em movimento. Desapegue.
Veja também!
17/04/2020